Coordenador : Arnaldo Bueno
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 387391.2206.260718.16012023
Departamento/Setor: MMI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes, Docentes, profissionais e gestores da área da saúde na atenção geral ao recém-nascido em suas diversas demandas intra e extra hospitalares.
Local de atuação: Campi de Faculdade de Medicina, Enfermagem e Nutrição
Objetivo
Geral A operacionalização do projeto por docentes da UFF irá contribuir para provocar, dicutir ou propor novos processos de execução de ações, mudanças e apoio a graduação acadêmica dos discentes envolvidos. O aprimoramento no campo da gestão, prática assistencial e da formação permanente em saúde articulado à produção de novas práticas, induz o aparecimento de novos sujeitos com vistas ao comprometimento com os processos de transformação coletiva do trabalho em saúde. 1.6.3Objetivos Geral: Organizar e sistematizar as ações de uma Liga de Neonatologia composta por docentes e discentes das Áreas de Medicina, Enfermagem e Nutrição, no âmbito da otimização da aprendizagem, produção e aplicação de conhecimento na temática da Saúde Neonatal. Específicos – realizar diagnostico situacional das necessidade específicas dos discentes na qualificação advindas do processo de trabalho da atenção na area materno infantil -discutir junto aos profissionais de saúde, gestores, discentes e docentes as melhores práticas cientificas de humanização do cuidado Materno-Infantil; -desenvolver oficinas temáticas a partir do diagnostico situacional para implementação de parcerias no campo da formação permanente da equipe muitidisciplinar de discentes, docentes, profissionais de saúde e gestores; -divulgar oconhecimento produzido acerca do cuidado humanizado na área de atenção a saúde Materno-Infantil; - proporcionar conhecimento teórico e prático aos integrantes da liga através de palestras administrados pelos próprios alunos, dos docentes e outros profissionais formando, assim, agentes multiplicadores do conhecimento específico, - propiciar aos estudantes o contato precoce com diversas patologias e intervenções na área neonatal , a fim de que entenda as proporções que estas alcançam; - propiciar ou facilitar aos acadêmicos, prática de atendimento clínico com orientação diagnóstica e terapêutica referente às patologias neonatais, - propagar a área neonatal através de pesquisas, apresentação trabalhos, congressos, encontros e jornadas, publicações em revistas de circulação no meio científico e na sociedade brasileira e através da confecção de material para capacitação teórico-prática. - realizar seminários, congressos, cursos, mini-cursos e jornadas para a capacitação de seus membros, da comunidade acadêmica e da sociedade em geral no que se refere às doenças cardiovasculares mais prevalentes; - estimular a assistência multiprofissional ao recém-nascido e sua família estando atendo a demandas desse grupo etário de forma holística.
Resumo
Trate se de projeto de extensao com finalidade de organizazar, formalizar e estrutura a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Neonatologia, envolvendo docentes e discentes das áreas de Medicina , Enfermagem e Nutrição com foco no tema de Neonatologia em seus diversos aspectos. A qualificação dos discentes será sempre amparada no tripé ensino-pesquisa e extensão, com ações conjuntas dos docentes das trê s especialidades, envolvendo experiências e saberes diversos sobre o recém-nascido. Pretende-se, a partir de situações e problemas da realidade cotidiana intra e extrahospitalares, propor vivências, métodos propedêuticos, terapêuticos e investigações científicas, para fortalecimento do conhecimento e formação dos disccentes e aprimoramento das ações de intervenção e avaliação do processo de trabalho em saúde neonatal. O projeto será executado obedecendo as seguintes etapas: 1ª – implementar um projeto, diretrizes, estatutos e organograma de Liga Interdisciplinar de Neonatologia. 2a– diagnosticar a situação da saúde materna e neonatal nas unidades ou campi de ensino utilizadas pelas faculdades da UFF; 3ª – analisar o diagnóstico situacional em conjunto com os diversos atores envolvidos na busca e propor atividades teóricas e práticas que possam qualificar o ensino da Neonatologia na universidade; 4ª – planejar o desenvolvimento de atividades de qualificação e educação permanente em saúde neonatal conforme demanda; 5ª – monitorar permanentemente os processos desenvolvidos e avaliação continua entre pares das atividades pelos atores do projeto e propor condutas baseadas nas melhores evidência disponíveis.